quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aula Interativa

Bacias Hidrográficas

Informações da Aula
Através da aula o aluno poderá identificar as bacias hidrográficas e suas relações com o ambiente, entender que o ambiente sofre alterações e que nós podemos fazer desenhos a partir de outros desenhos.

Duração das Atividades
3 horas/aula

Troca de conhecimentos entre aluno e professor

O que eu pretendo aprender

Estrutura Curricular

Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais -Ciências Socias e ambiente e as mudanças no ambiente

Autores: Ariana Inácio Sivana Amélia
Instituição: CIEPAES - Centro Integrado de Educação Pedagógica Ariana e Silvana

Data da publicação no blog:
03/06/2009

Estratégias e recursos da aula:


Aula expositiva/dialogada
interação na sala de computação
desenhos em grupo

investigação dos mapas da cidade

Etapas:

1ª Etapa: Primeiro estaremos iniciando a aula com uma música que conta a história dos rios e lagos da cidade, a professora deverá levá-los a sala de geografia para verificação dos mapas que a instituição possui, imagens e desenhos das bacias da região.Mostrar a realidade das bacias hidrográficas.


2ª Etapa: Mostrar o vídeo na sala de geografia e apresentar para os alunos

Vídeo: ( HYPERLINK" http://www.youtube.com/watch?v=wrqxnOGhVX4"


3ª Etapa: Os alunos construirão um texto coletivo em cada grupo, os grupos devem ser separados por bairros próximos pra depois a construção de uma legenda sobre os rios e bacias existentes na cidade ou bairro que residem.


4ª Etapa: Jogo de conhecimentos da aula , jogo de perguntas e respostas com formação de duas equipes.

Recursos Complementares:
-Levar para os alunos cópia do mapa do rio e pedir para os alunos observar e anotar as ocorrências com símbolos saída de esgoto e peixes.
-Levar repostagens da cidade para leitura.
-Jornais e revistas ( sobre educação)
-fotos da coleta de lixo, rios e mares e aves.


Avaliação:

A participação das aulas e compreenção do assunto e cooperação do grupo para que todos aprendam. Otexto que os alunos produziram irão reforção a aprendizagem significativa sobre as bacias hidrográficas.
Postado por Ariana Inacio às 15:17 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário